PCDF desarticula associação criminosa de fraude eletrônica do Mato Grosso


Nesta quarta-feira (12), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 17ª DP (Taguatinga Norte), com apoio operacional da Polícia Civil do Mato Grosso (PCMT), deflagrou a Operação “Bença, tia” com objetivo de desarticular associação criminosa dedicada a prática de estelionatos na modalidade de clonagem de aplicativo de mensagens. 

As investigações tiveram início em setembro/24, quando um morador de Taguatinga/DF recebeu mensagens em seu aplicativo de um perfil com a foto de seu irmão lhe pedindo uma transferência bancária urgente. 

A vítima não se atentou que se trava de um golpe e transferiu R$ 472,00 (quatrocentos e setenta e dois reais) para a conta dos golpistas. A investigação perdurou por cinco meses e levou a identificação dos autores, que são oriundos da Grande Cuiabá/MT, de onde praticavam golpes contra vítimas de diversos estados do país, utilizando-se de transferências bancárias sucessivas para ocultar o proveito do crime. Somente em dois meses, foi identificada a habilitação de 66 (sessenta e seis) linhas telefônicas diferentes, com prefixos de 15 (quinze) estados da federação (ES, SP, MA, RS, MG, PE, PR, CE, RN, RJ, SC, GO, AC, PA e PB). Já a conta bancária utilizada nos golpes chegou a receber cerca de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais) em transferências de vítimas em um único mês. 

Na quarta-feira, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, e um mandado de prisão preventiva, contra o líder da associação criminosa, o qual já possuía antecedentes por roubo no estado do Mato Grosso, além de medida de sequestro de valores. 

Os autores, com idades entre 30 e 22 anos, irão responder pelos crimes de estelionato (fraude eletrônica), associação criminosa e lavagem de capitais.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir