PCDF deflagra operações Concordia II e Occasus contra facções no DF



A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (04/12), as operações Concordia II e Occasus para desarticular células de facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios do DF e do Entorno. Ao todo, são 25 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão cumpridos em várias regiões administrativas, em cidades goianas e em unidades prisionais.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco/Decor), coordena as operações Concordia II e Occasus, em atuação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do DF (Gaeco/MPDFT). Ao todo, são 25 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em Samambaia, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, Sobradinho, Ceilândia, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, além de Valparaíso de Goiás e dos presídios do DF.

A PCDF explica que o alvo principal é uma facção originária de São Paulo, que se estrutura em “células” relativamente autônomas, voltadas a controlar a massa carcerária, monopolizar a violência nas prisões e expandir crimes como homicídios, roubos, tráfico de drogas e de armas nas cidades do DF.

Na Operação Concordia II, os policiais cumprem 18 mandados de prisão temporária e 18 de busca contra suspeitos de integrar organização criminosa. A nova fase nasce da análise de provas apreendidas na primeira etapa da operação, deflagrada em 30/04/2025, quando a investigação mirou a atuação da facção em crimes de extorsão e tráfico de drogas em Brazlândia e resultou em 14 prisões.

Já a Operação Occasus é desdobramento de uma apuração conduzida pela 27ª Delegacia de Polícia sobre uma tentativa de homicídio ligada a disputa entre uma facção paulista e um grupo rival originário do Rio de Janeiro, na região do Recanto das Emas. Nessa frente, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão.

A ofensiva desta semana inclui ainda o cumprimento de 11 mandados de prisão preventiva decorrentes da Operação Shot Caller, deflagrada em fevereiro de 2024, que investigou uma facção local voltada ao tráfico de drogas. Segundo a PCDF, os mandados foram expedidos após a conclusão do inquérito e o indiciamento dos investigados.

No total, 110 policiais civis participam das ações, que contam com apoio da Divisão de Inteligência Policial da Secretaria de Administração Penitenciária (DIP/Seape) e da Polícia Civil de Goiás. As operações integram a 3ª edição da Operação Renorcrim, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e voltada ao enfrentamento articulado de organizações criminosas em todo o país

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir