Forte tempestade geomagnética solar atingiu a Terra; entenda


Uma forte tempestade geomagnética solar atingiu a Terra entre o último sábado (23) e a última segunda-feira (25). O fenômeno foi intenso o bastante para poder ter afetado transmissões de aeronaves e frequências de rádio.

Em uma classificação de 1 a 5, a explosão solar chegou ao nível 4 no último domingo (24), tendo sido a mais forte desde 2017, segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial. Entretanto, o fenômeno não nos apresentou riscos concretos e acabou por ampliar a área em que as auroras boreais são visíveis na Europa.

As chamadas explosões solares ocorrem quando há uma liberação de energia súbita proveniente de manchas que surgem no astro-rei, em regiões mais ativas de sua superfície. Elas são uma ameaça a aparelhos eletrônicos e até mesmo à internet.

A mais forte já registrada ocorreu em meados de 1859, no chamado Evento de Carrington, quando o Sol expeliu gás e energia correspondentes a 10 bilhões de bombas atômicas em direção à Terra. O fenômeno chegou a eletrocutar operadores e causar incêndios.

Os cientistas já adiantaram que o Máximo Solar, período em que o Sol é mais ativo e perigoso, deve ocorrer a partir de 2025. Entretanto, reconhecem que ele já pode ter iniciado, sem que a humanidade saiba.
Com informações do PN

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir