Saidão no DF deve ocorrer sem fiscalização da Polícia Penal após paralisação de serviço voluntário



A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) informou à Vara de Execuções Penais (VEP) que a fiscalização da saída temporária de Dia das Crianças será impactada pela não adesão dos policiais penais ao serviço voluntário gratificado (SVG) neste mês de outubro.

O benefício — a sétima saída temporária de 2025 — está mantido e ocorrerá entre quinta-feira (9/10) e segunda-feira (13/10). A informação foi confirmada pela VEP, que esclareceu que não houve suspensão do saidão.

Em ofício enviado à Vara na segunda-feira (6/10), o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Souza e Teles, explicou que a ausência de voluntários inviabilizou a execução completa das atividades previstas para o mês. Segundo ele, a participação no SVG “é crucial para o funcionamento das rotinas carcerárias, a segurança das unidades prisionais e a proteção de servidores, visitantes e internos”.

Para reduzir os prejuízos, parte dos policiais da Diretoria de Fiscalização da Polícia Penal foi deslocada para atuar nas escoltas hospitalares. Ainda assim, Teles destacou que a fiscalização dos detentos beneficiados com o saidão será uma das atividades mais afetadas.

Os policiais penais reivindicam o cumprimento do acordo de redução do interstício e a aplicação do mesmo reajuste concedido às demais forças de segurança. A União propôs aumentos de até 24,43% para policiais e bombeiros militares e de até 27,27% para policiais civis.

Apesar das limitações, a Seape informou que a saída temporária dos custodiados em regime semiaberto com direito ao benefício será mantida, conforme previsto na Portaria VEP nº 001, de 10 de janeiro de 2025. A pasta disse que estão sendo adotadas medidas para garantir, “ao máximo”, a continuidade das ações de segurança e fiscalização, mesmo diante da não adesão ao serviço voluntário.

A secretaria acrescentou que outras forças de segurança do DF atuarão de forma integrada para manter a ordem pública durante o período da saída temporária.

A população pode colaborar com o monitoramento denunciando possíveis descumprimentos das regras do saidão pelo Disque-Denúncia da Polícia Penal, disponível por telefone e WhatsApp no número (61) 9 6666-6000. A Seape reforçou que todas as denúncias são tratadas com sigilo e a identidade dos informantes é preservada

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir