Em operação conjunta, PRF e PCDF prendem integrantes de quadrilha especializada em furtos de cabos de transmissão no Distrito Federal
Em decorrência de investigação desenvolvida pela PCDF, foi solicitado apoio da PRF para que fosse abordado, na BR 040, veículo com suspeitos de furto de cabos de transmissão, em Santa Maria/DF. Prontamente, os policiais rodoviários federais iniciaram acompanhamento tático ao Fiat Uno, que passou pela Unidade Operacional da PRF (UOP) de Santa Maria, conseguindo abordá-lo dentro da cidade, após tentativa de fuga. Os dois homens, ocupantes do veículo, vestiam trajes de técnicos de manutenção e estavam com parte do material furtado no veículo.
Após entrevista ao condutor, os policiais se dirigiram ao esconderijo da mercadoria subtraída, em Luziânia/GO, conhecido como "Base" pelos criminosos. No local, foram encontradas cerca de duas toneladas de cabos de fios de cobre e de alumínio, utilizados para transmissão de energia e de sinais de comunicação.
Os suspeitos foram presos em flagrante pelo crime de furto qualificado e encaminhados com o material apreendido para a 31ª Delegacia de Polícia Civil de Planaltina, que conduziu a investigação.
O furto de cabos de transmissão é um crime que causa prejuízos significativos para empresas de telecomunicações e fornecedores de energia, afetando diretamente a vida dos cidadãos. Em janeiro de 2024, a Neoenergia Brasília registrou um prejuízo material de R$181 mil devido a esse crime, com 54 ocorrências reportadas. Segundo a PCDF, no mesmo período, foram registrados 464 casos de furto de cabos de transmissão em Brasília. Essa ação destaca o compromisso da Polícia Rodoviária Federal no combate ao crime e no apoio às outras forças de segurança pública.
Comentários
Postar um comentário