Homem é investigado por dar o “golpe da maquininha” em empresários no DF
De acordo com a PCDF, os fatos chegaram ao conhecimento da corporação por meio de registro de ocorrência policial. De acordo com o noticiado, em dezembro de 2023, um homem, de 37 anos, chegou até um estabelecimento comercial, situado na Asa Sul, se apresentou como técnico e disse que os extintores precisavam ser trocados, o que de fato era verdade.
O pagamento ocorreu com uso cartão de crédito por meio de uma maquininha POS (ponto de venda). Nesse momento, o homem argumentou que o sinal da internet estava fraco e que a operação precisava ser repetida, momento em que realizou lançamentos no total de R$ 21.872,60 quando deveria ser de R$ 250.
A maquineta estava vinculada a outra pessoa, de 44 anos, e a uma suposta
distribuidora de bebidas e mercearia, localizada em Ceilândia. Há pelo menos outras dez ocorrências policiais que noticiam o modo de agir do investigado. Ele se aproveita dos
serviços de troca de extintores para praticar o golpe.
Por conduta parecida, o investigado tinha assinado acordo de não persecução criminal com o MPDFT, em 16/06/2023, sendo que uma das condições é o não cometimento de outra infração penal.
PCDF Alerta
Para se prevenir do “golpe da maquininha”, siga essas dicas:
-Sempre confira o valor da transação antes de confirmar a compra;
-Não se afaste da máquina enquanto o pagamento estiver sendo feito;
-Prefira realizar pagamentos por aproximação e evite entregar o cartão ao vendedor;
-Não realize transações se o visor da maquineta estiver quebrado ou com sinais de
adulteração;
-Peça o comprovante da transação e confira o valor;
-Redobre sua atenção se o vendedor disser que o terminal de pagamento apresentou mensagem de erro ou que está sem internet e que vai precisar repetir a transação
Comentários
Postar um comentário