PCDF desarticula rede criminosa que vendia derivados de canábis pela internet


A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), deflagrou, nesta terça-feira (24), a Operação Aruanda, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que oferecia derivados de canábis (maconha), por meio de redes sociais, como suposta cura para diversas doenças.

 O grupo, além de prescrever os produtos de maneira ilegal, realizava anamnese e indicava posologia, praticando curandeirismo e exercendo ilegalmente a medicina, colocando milhares de pessoas em risco de vida. 

Os investigados cultivavam maconha e produziam diversos derivados da planta em um laboratório localizado em Pirenópolis (GO). Além disso, fabricavam e vendiam produtos comestíveis à base de cogumelos alucinógenos (psilocibina) e canábis.

 Eles anunciavam esses produtos, sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio de plataformas digitais e remetiam as drogas para todo o País, sendo o Distrito Federal um dos principais destinos. 

A rede criminosa também chegou a prescrever essas substâncias para animais de estimação, enviando drogas para uma médica veterinária do DF. 

Entre os produtos vendidos, estavam alimentos como chocolates e brownies contendo drogas, o que representava um risco ainda maior ao atingir crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis. Conforme a Anvisa, o uso dessas substâncias pode representar risco de morte e sérios danos à saúde.

 A operação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão em Anápolis (GO), Pirenópolis (GO) e no Distrito Federal. Dois investigados foram presos em flagrante. A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO) e dos Correios. 

Os envolvidos responderão por crimes como exercício ilegal da medicina, curandeirismo, charlatanismo, tráfico de drogas interestadual, associação para o tráfico e disseminação de espécies que possam causar danos ao meio ambiente, podendo pegar até 39 anos de reclusão

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir