PCDF participa de operação conjunta de repressão à expansão de facções criminiais no DF


A Polícia Civil do Distrito Federal—PCDF, por intermédio do trabalho de investigação do Departamento de Combate ao Crime Organizado—Decor, participa, nesta manhã de terça-feira (24), da Operação Fragmento II, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Distrito Federal – FICCO/DF. Esta segunda fase da operação também conta com o apoio da Polícia Penal e do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional do MPDFT. 

A investigação possui por escopo a desarticulação de núcleos de organização criminosa com atuação dentro e fora do sistema prisional do Distrito Federal. Foram mobilizados policiais de todas as forças de segurança pública, que integram a Força Integrada, para dar cumprimento a 23 mandados de busca e apreensão.

 As medidas judiciais são cumpridas em cidades do Distrito Federal e entorno e também em celas de unidades prisionais do Complexo Penitenciário da Papuda. 

As ações visam dar continuidade à investigação que culminou na prisão temporária de um advogado identificado como responsável por atos tendentes a expandir a atuação de facção criminosa no Distrito Federal. Nesta fase, uma advogada também é alvo de ordem judicial em razão de ser suspeita de promover comunicação ilícita entre criminosos.

 As investigações apontam, em linha de síntese, que as ações criminosas visam o fortalecimento mútuo e maior domínio territorial, pois foram identificados atos tendentes a caracterizar uma tentativa de aliança entre grupo criminoso de atuação nacional e uma facção criminosa local.

 Apurou-se que, de modo dissimulado, uma das facções não tem cumprido os termos do acordo, firmado a partir de comunicações entre as lideranças dos grupos criminosos que foram intermediadas por advogados. 

A temerosa união das facções criminosas, caso plenamente concretizada, pode implicar no aumento de crimes violentos, do tráfico de drogas e de demais condutas correlatas, inclusive, relacionadas à lavagem de dinheiro. 

As diligências deflagradas, no dia de hoje, visam a coleta de novos elementos de informação, aptos a ratificar as hipóteses criminais investigadas e a demonstrar outros indicativos de autoria e materialidade. 

Trata-se de atuação de grande relevo na repressão a tentativas de instalação e de fortalecimento de grupos criminosos no âmbito do Distrito Federal e entorno. 

A FICCO/DF é composta pela PF, PRF, SENAPPEN, PPDF, PMDF e PCDF. O objetivo é a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade, especialmente, grave e violenta.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir