PCDF faz operação contra organização criminosa que aplicava golpe do cartão


Nesta sexta-feira (4), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 17ª DP, deflagrou uma operação policial com o objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada à prática de furtos mediante fraude contra correntistas de instituições financeiras.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e ordens de sequestro de valores, deferidas pela Vara Criminal e do Tribunal do Júri do Núcleo Bandeirante, nas cidades de Samambaia/DF, Águas Lindas/GO e São Paulo/SP.

Segundo a PCDF, a investigação teve início no mês de junho deste ano quando a 17ª DP fez a prisão em flagrante de um integrante do grupo que estava praticando o golpe de retenção de cartão bancário no interior de uma agência bancária em Taguatinga/DF, contudo naquela ocasião seus comparsas conseguiram fugir.

Com a continuidade da investigação constatou-se que o grupo fazia vítimas em diversas regiões administrativas do Distrito Federal, sendo identificados casos em Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Lago Sul, Candangolândia e Vicente Pires.

Os autores ficavam no interior da área de saque das agências bancárias se passando por clientes e, após identificarem possíveis vítimas, inseriam um dispositivo que bloqueava o cartão e entregavam um extrato para a vítima simulando que ela deveria inserir novamente o cartão no caixa. Após o bloqueio do cartão os autores se
aproximavam e fingiam ajudar as vítimas, que eram orientadas a ligar para um falso 0800 do banco, indicado pelos golpistas.

Após um contato com a falsa central as vítimas passavam seus dados e a senha bancária, enquanto um comparsa ia ao caixa e removia o cartão utilizando uma tesoura pequena de corte de unha e deixava o local rapidamente. De posse do cartão e dos dados da vítima, os autores faziam diversos saques e compras gerando um grande prejuízo para as vítimas.

No decorrer da investigação foram identificadas quatro vítimas com prejuízo estimado de cerca de R$ 50 mil, contudo há possibilidade da existência de outras vítimas do grupo.

Os integrantes foram indiciados pelos crimes de furto mediante fraude, lavagem e capitais e por integrarem organização criminosa e serão recolhidos a carceragem da Polícia Civil, ficando à disposição do Judiciário

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir