PRF realiza incineração de drogas apreendidas com usuários no DF e Entorno


Na manhã desta quinta-feira (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a incineração de aproximadamente 50 quilos de drogas em Sobradinho. Essa quantidade refere-se exclusivamente a entorpecentes apreendidos em ocorrências de porte de drogas destinadas ao consumo pessoal nas rodovias federais do DF e Entorno, desde o ano de 2020.

Entre as substâncias incineradas estão maconha, ecstasy, cocaína, skank, haxixe, crack e rebite apreendidas em 933 ocorrências ao longo de quatro anos. O procedimento foi realizado na fábrica de cimento Ciplan, em Sobradinho, com a presença de representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça (TJDFT), que fiscalizaram todas as etapas para garantir segurança e conformidade legal.

Em decisão tomada no último mês de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizou exclusivamente o porte de maconha para uso pessoal, fixando a quantidade de 40 gramas como critério para diferenciar usuários de traficantes. No entanto, essa decisão não legaliza o porte de maconha. O porte para uso pessoal continua sendo considerado um comportamento ilícito, mas está sujeito a consequências de natureza administrativa, e não criminal.

Já em relação a outros tipos de entorpecentes, o porte para consumo pessoal ainda configura crime, conforme o artigo 28 da Lei de Drogas. Ou seja, é instaurado um procedimento criminal. Nesses casos, a distinção entre usuário e traficante continua sendo feita com base na quantidade de droga, no contexto da apreensão e em outros indícios, sem um limite objetivo como no caso da maconha

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir