PCDF desarticula golpe do falso financiamento


A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da 35ª DP (Sobradinho II), deflagrou a Operação Coworking, que teve por objetivo desarticular um grupo criminoso responsável pelo golpe do falso financiamento, por meio do qual obtiveram ilicitamente a quantia aproximada de R$ 330.000,00 (trezentos e trinta mil reais).

 Pelo menos cinco pessoas foram vítimas. De acordo com as investiações, o grupo, utilizando-se de uma empresa de fachada (utilizada como falso correspondente bancário), entra em contato com pessoas que possuem dívidas oriundas de crédito consignado e as convence a contrair um novo empréstimo com a instituição financeira legítima, sob o pretexto de conseguir um desconto de 20% na dívida original e quitar o empréstimo, mediante a transferência da quantia referente ao novo empréstimo para a empresa de fachada. Todavia, após a transferência, os criminosos não mais atendem as ligações das vítimas, deixando-as com mais uma dívida contraída. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, expedidos pelo Juízo das Garantias da Vara Criminal e Tribunal do Júri de Brazlândia.

 Os referidos mandados foram cumpridos nas cidades de Águas Claras, Taguatinga e Riacho Fundo II. O homem preso preventivamente, que tem 32 anos e é o sócio-administrador da empresa de fachada, foi indiciado pelo crime de fraude eletrônica, cuja pena é de 4 a 8 anos de reclusão. 

As investigações continuam a fim de colher novos elementos de prova no tocante à identificação de outros coautores, bem como com vistas à materialização do crime de associação criminosa.

Comentários

Total de visualizações de página

167541

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir