PCDF faz operação contra organização criminosa dedicada à prática de golpes em site de comércio eletrônico
Em outra ação da 17ª DP, nesta quarta-feira, 04/02, a Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou operação policial visando desarticular uma organização criminosa dedicada à prática de golpes contra clientes de um site de comércio eletrônico.
As investigações iniciaram no início do ano passado quando foram registradas 12 ocorrências policias por vítimas que vendiam aparelhos celulares de alto custo em um site de comércio eletrônico.
As vítimas afirmavam que após o anúncio do produto, eram procuradas por outra pessoa que se dizia interessada no aparelho e afirmava que ia fazer o pagamento por meio da própria plataforma.
Após uma breve conversa, os autores encaminhavam um e-mail para as vítimas simulando o pagamento na plataforma e enviavam um motoqueiro para buscar o aparelho celular na residência das vítimas.
Assim que o celular era retirado as vítimas, recebiam outra mensagem, solicitando o suposto pagamento de uma comissão para liberação do dinheiro. Contudo, mesmo pagando a taxa, as vítimas percebiam que o pagamento era falso e ficavam sem o aparelho celular e sem o valor da taxa. Inicialmente foi possível prender um receptador dos aparelhos que atuava na região do Centro de Ceilândia, o qual foi autuado por receptação qualificada, sendo recuperada parte dos aparelhos celulares subtraídos.
As investigações avançaram e levaram a identificação de sete integrantes do grupo, a maioria deles de Curitiba/PR, para onde parte dos celulares foi destinada. Foi constatado que somente em uma conta de uma plataforma de entrega os autores solicitaram 47 viagens de moto no Distrito Federal, com fortes indícios de que existam outras vítimas do grupo criminoso. Os autores foram indiciados por doze crimes de estelionato (fraude eletrônica) e também por lavagem de capitais e organização criminosa, sendo expedidos mandados de busca e apreensão contra os dois líderes do grupo criminoso, residentes na cidade de Curitiba/PR, os quais estão sendo cumpridos hoje.
Comentários
Postar um comentário