PCDF deflagra Operação Bad Bots


Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM/CORF/DPE), deflagrou a Operação Bad Bots, visando cessar atividade criminosa praticada contra uma plataforma on-line de classificados. 

Foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de um homem, de 53 anos, responsável por criar contas falsas na plataforma, por meio de softwares automatizados, e vender de forma indevida impulsionamento de anúncios dos usuários.  

A empresa explicou que tem como política mostrar no topo de cada categoria de produtos as publicações mais recentes dos usuários e com isso, dar maior visibilidade ao anúncio. 

Acontece que o investigado criou um mecanismo de “BotAds” que impulsiona anúncios por meio de contas falsas e mantém publicações em evidência, sem o devido pagamento à plataforma.  

Os serviços eram vendidos em canais de uma plataforma de compartilhamento de vídeos e ostentavam, sem a devida autorização, a marca da empresa vítima.

 Como se não bastasse, o investigado oferecia mentoria para ensinar a atividade ilícita aos interessados. Foram identificados mais de 1,5 milhão de anúncios impulsionados indevidamente, o que geraram prejuízo de cerca de R$ 18 milhões à plataforma. 

O investigado pode responder pelos crimes contra registro de marca e de concorrência desleal previstos na Lei 9.279/1996.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir