Morre, aos 66 anos, o ex-boxeador Adilson Maguila
Maguila sofria de encefalopatia traumática crônica (ETC), doença similar ao Mal de Alzheimer, que é causada por repetitivos golpes na cabeça. O problema de saúde afeta principalmente ex-atletas de boxe e, por isso, também recebe o nome de demência pugilística.
Maguila começou na carreira esportiva com o auxílio do narrador e empresário Luciano do Valle. O jornalista, que morreu após sofrer um infarto em 2014, tinha uma empresa que assessorava o atleta e que o colocou para trabalhar com Angelo Dundee, treinador que dirigiu nomes históricos do boxe como Muhammad Ali, George Foreman e Jimmy Ellis.
Ao todo, Maguila teve na carreira um cartel de 85 lutas, sendo 77 vitórias, um empate e apenas sete derrotas. Além de ser campeão Sul-Americano e do Mundial, o ex-atleta conquistou o Campeonato Brasileiro, o pentacampeonato continental e o Campeonato das Américas.
Fora dos ringues, Maguila trabalhou na TV como comentarista econômico e chegou a fazer parte do elenco fixo do Show do Tom, na Record TV. Ele ainda gravou um CD de samba intitulado Vida de Campeão. Em 2010, ele chegou a disputar uma eleição para deputado federal pelo PEN, mas não se elegeu.
Comentários
Postar um comentário