Morre, aos 66 anos, o ex-boxeador Adilson Maguila


O ex-boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu, nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. A informação foi confirmada por Irani Pinheiro, esposa de Maguila.

Maguila sofria de encefalopatia traumática crônica (ETC), doença similar ao Mal de Alzheimer, que é causada por repetitivos golpes na cabeça. O problema de saúde afeta principalmente ex-atletas de boxe e, por isso, também recebe o nome de demência pugilística.

Maguila começou na carreira esportiva com o auxílio do narrador e empresário Luciano do Valle. O jornalista, que morreu após sofrer um infarto em 2014, tinha uma empresa que assessorava o atleta e que o colocou para trabalhar com Angelo Dundee, treinador que dirigiu nomes históricos do boxe como Muhammad Ali, George Foreman e Jimmy Ellis.

Ao todo, Maguila teve na carreira um cartel de 85 lutas, sendo 77 vitórias, um empate e apenas sete derrotas. Além de ser campeão Sul-Americano e do Mundial, o ex-atleta conquistou o Campeonato Brasileiro, o pentacampeonato continental e o Campeonato das Américas.

Fora dos ringues, Maguila trabalhou na TV como comentarista econômico e chegou a fazer parte do elenco fixo do Show do Tom, na Record TV. Ele ainda gravou um CD de samba intitulado Vida de Campeão. Em 2010, ele chegou a disputar uma eleição para deputado federal pelo PEN, mas não se elegeu.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir