PCDF combate venda irregular de jogos digitais


 A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM/CORF), deflagrou, no dia 12/11, a Operação Sockpuppet destinada a bloqueio de site que distribuia ilegalmente jogos digitais e causava grande prejuízo a indústria de games. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em Anápolis/GO e Brasília/DF, e apreendidos dispositivos informáticos que, em um primeiro olhar, já apresentavam evidências da prática criminosa, tais como negociações indevidas de jogos, dados de outrem e imagens de documentos falsos.

 Os investigados adquiriam licenças diretamente com os fabricantes mas, depois, vendiam cópias contrafeitas dos jogos a terceiros. Cada licença não autorizada reproduzida significa que uma licença legitima deixou de ser comercializada. 

 Trata-se de uma das plataformas de vendas de jogos ilegais mais visitadas no Brasil, com cerca de 66.000 (sessenta e seis mil) acessos entre janeiro e maio de 2024, que disponibilizava mais de 1.000 links de jogos digitais contrafeitos, e que gerou prejuízo estimado de R$ 1,1 milhão (um milhão e cem mil reais) aos detentores dos direitos autorais. As investigações contaram com o apoio do CIBERLAB/MJSP, no âmbito da Operação 404.7, e evidenciam a relevância da colaboração entre diferentes órgãos no combate à pirataria digital. 

 Demonstrando o compromisso com a proteção da propriedade intelectual, a PCDF adverte que a pirataria digital causa concorrência desleal aos legítimos titulares de direitos de jogos on line e prejuízos a toda cadeia produtiva, aos cofres públicos e ao desenvolvimento econômico do país, servindo ainda como instrumento financiador do crime organizado. Sockpuppet é um termo pejorativo para uma identidade falsa (fake) usada para fins fraudulentos dentro de uma comunidade da Internet.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir