DF amanhece gelado e Inmet alerta para retorno da seca e do calor
O Distrito Federal viveu mais uma manhã de frio nesta quinta-feira (4/9), quando os termômetros marcaram mínima de 12,4 °C na estação meteorológica do Paranoá, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar da queda acentuada no início do dia, o clima deve mudar ao longo da quinta-feira: a previsão indica máxima entre 28 °C e 29 °C.
Esse contraste de temperaturas faz parte do período de transição entre o inverno e a primavera, quando ainda são registradas madrugadas frias, mas com tardes quentes típicas do clima seco da região.
Umidade e riscos à saúde
Além do frio, a umidade relativa do ar também chamou atenção. Os índices ficaram entre 75% e 90% em algumas áreas do DF nas primeiras horas da manhã, mas a tendência é de queda ao longo do dia. O Inmet alerta que a volta do clima seco exige redobrar cuidados com a saúde.
Baixos índices de umidade aumentam os riscos de:
• problemas respiratórios, como crises de asma e rinite;
• irritação nos olhos;
• ressecamento da pele e lábios.
Para amenizar os efeitos, especialistas recomendam hidratação constante, uso de soro fisiológico para lubrificação nasal, evitar atividades físicas intensas nas horas mais quentes e manter ambientes arejados.
Atenção às queimadas
Com a volta da seca, o risco de queimadas também cresce no Distrito Federal. O Inmet lembra que o fogo em áreas de vegetação, além de destruir a fauna e flora locais, contribui para a piora da qualidade do ar e agrava os problemas respiratórios da população.
As autoridades pedem que a população evite atear fogo em lixo e terrenos baldios e denuncie focos de incêndio ao Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Comentários
Postar um comentário