PCDF prende suspeito de aplicar mais de 80 golpes virtuais



A PCDF, por meio da 35ª DP, deflagrou, nessa terça-feira (30), a Operação Fake Apple na cidade de Brazabrantes/GO. A ação contou com apoio da DOE, Dalop, e Dipo da PCDF e PCGO, e resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um homem, de 35 anos, suspeito de integrar uma perigosa facção criminosa do Estado do Rio de Janeiro. 

Segundo as investigações, que duraram cerca de seis meses, o suspeito é apontado como autor de mais de 80 estelionatos eletrônicos apenas no Distrito Federal, obtendo mais de R$ 200 mil em vantagens ilícitas. Há indícios de vítimas em outros estados, o que pode elevar significativamente o número de pessoas lesadas e o montante arrecadado pelo esquema. 

O golpe consistia em clonar a página de Instagram de uma loja de celulares, situada na Feira dos Importados, no SIA/DF. “O perfil falso, com cerca de 60 mil seguidores, muitos deles fantasmas, superava em número a página oficial da loja, que possuía em torno de 40 mil seguidores. 


A diferença entre os perfis estava no link da bio, que direcionava as vítimas para um telefone controlado pelo golpista”, explica o delegado-chefe da 35ª DP, Ricardo Viana. As negociações eram realizadas por meio da rede social ou pelo número fornecido. 

Durante as tratativas, o suspeito enviava fotos e vídeos falsos de produtos, utilizando elementos visuais que imitavam a loja original. O esquema contava ainda com o uso de “conteiros”, responsáveis por movimentar valores em contas bancárias de laranjas para dificultar o rastreamento. Cumpridas as formalidades legais, o preso foi recolhido à carceragem da PCDF, onde se encontra-se à disposição da Justiça.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir