PCDF desarticula organização criminosa que aplicava o golpe do falso investimento



A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou uma organização criminosa que aplicava o golpe do falso investimento, causando prejuízos que chegam a milhões de reais. A Operação Policial “EBDOX”, deflagrada nesta quarta-feira (3), foi uma ação conjunta da PCDF com as Polícias Civis de Roraima, Bahia, Mato Grosso e São Paulo.

As investigações começaram em abril de 2024, após vítimas do DF relatarem terem sido enganadas. Os criminosos utilizavam grupos de WhatsApp para atrair os interessados, com um falso especialista em economia da USP dando dicas de investimento. Após ganhar a confiança das vítimas, ele as direcionava para uma plataforma chamada EBDOX, que prometia altos lucros.

Quando as vítimas tentavam sacar os valores, eram informadas de que a conta estava bloqueada por uma suposta força-tarefa da Polícia Federal e que era preciso pagar uma taxa de 5% para liberar o dinheiro. Após o novo pagamento, os valores não eram liberados e a plataforma saía do ar. Somente uma vítima de Taguatinga teve um prejuízo de mais de R$ 220 mil. Em um site de reclamações, há mais de 400 denúncias contra a plataforma.

A investigação revelou que o grupo era liderado por indivíduos de nacionalidade chinesa, que viviam em São Paulo. Eles cooptavam brasileiros para gerenciar os grupos de WhatsApp. O esquema de lavagem de dinheiro era sofisticado: os valores dos golpes eram convertidos em criptomoedas, créditos de carbono e até usados na exportação de alimentos de Boa Vista, em Roraima, para a Venezuela. Uma das empresas ligadas ao esquema movimentou mais de R$ 1 bilhão no ano passado.

Nesta quarta-feira, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária em diversas cidades do país, além do bloqueio de valores. Os envolvidos vão responder por estelionato (fraude eletrônica), organização criminosa e lavagem de capitais.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir