PCDF combate falsificação de produtos de grandes marcas



Nesta terça-feira (25), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial – DRCPIM/CORF, deflagrou a Operação Jogo Limpo que visa a repressão à falsificação de materiais e produtos de grandes marcas

As equipes deram cumprimentos à mandados de busca e apreensão em Ceilândia, Samambaia e Paranoá, e apreendeu grande volume de produtos falsificados, notadamente vestuários que ostentavam emblemas, símbolos e logomarcas de organizações esportivas.  

As condutas configuram crimes de fraude no comércio, uso indevido de marca, concorrência desleal, crime contra a relação de consumo e crime contra a propriedade intelectual das organizações esportivas.  

A comercialização de produtos contrafeitos causa prejuízos incalculáveis às marcas, à livre concorrência, às relações de consumo, ao Estado e ao setor econômico ligado ao esporte. Somente em 2024, o Brasil perdeu o valor estimado em R$ 468 bilhões em razão da pirataria e o setor vestuário foi o mais afetado. Além de proteger os ativos das organizações esportivas, a Operação Jogo Limpo tem como objetivo proteger o torcedor, que frequentemente é induzido a adquirir produtos falsificados acreditando tratar-se de itens oficiais, ficando exposto a mercadorias de baixa qualidade, sem garantia, sem certificação e sem qualquer controle quanto à segurança ou adequação ao uso.  

Com a operação desta terça-feira, a PCDF inicia uma série de ações voltadas à proteção de artigos esportivos licenciados e dos torcedores, em preparação para uma importante competição internacional de futebol em 2026, que contará com o Brasil como sede e Brasília/DF como uma das cidades anfitriãs.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir