Usar o veículo para jogar água no pedestre gera multa e risco de sinistro

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal orienta que os condutores tenham mais cuidado ao passar em locais com poças de água, especialmente quando houver possibilidade de que a água seja projetada em pedestres, ciclistas, motociclistas e outros condutores. Além de ser infração de trânsito, a atitude demonstra falta de respeito ao próximo e gera risco de sinistros. 

Em tempos de chuva, é muito comum que acumule água em alguns trechos das vias e, por isso, a recomendação do órgão de trânsito é reduzir sempre a velocidade aos passar por esses locais, inclusive desviando das poças, quando possível. Ao fazer isso, o condutor protege os demais usuários da via e a si próprio, evitando a probabilidade de aquaplanagem e perda da direção veicular.

“Pode não parecer, mas, ao lançar água ou detritos sobre os pedestres, ciclistas, motociclistas ou outros condutores, gera-se risco de sinistro de trânsito, pois pode atrapalhar a visibilidade tão importante para a segurança viária. Além disso, a atitude demonstra uma tremenda falta de civilidade e empatia com o próximo”, explica a gerente de Ações Educativas de Trânsito, Magda Brandão.

Ela ressalta que o susto de ser molhado inesperadamente pode levar um pedestre, ciclista ou até motociclista a perder o equilíbrio e cair; ou ainda, na tentativa de fugir da água, deixar de observar outras situações geradoras de risco de atropelamentos e colisões.

A gerente aproveita para fazer um apelo aos brasilienses: “Sejamos mais empáticos, cuidemos mais uns dos outros no trânsito. A chuva já traz tantas dificuldades de locomoção para quem está a pé, de bicicleta ou de moto. Não custa nada sermos mais gentis ao volante”.

Fiscalização
De acordo com o artigo 171 do Código de Trânsito Brasileiro, usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos é infração média, penalizada com multa de R$ 130,16 e o registro de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Apesar de ser uma infração de difícil registro, pois o agente precisa presenciar o fato para fazer a autuação, o Detran-DF já autuou 11 condutores pela referida infração, nos últimos dias.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir