PCDF resgata cadela em estado crítico de maus-tratos


A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/Cepema), resgatou, nessa quinta-feira (6), uma cadela, da raça Shih Tzu, vítima de maus-tratos. O animal foi deixado pela tutora em uma clínica veterinária, localizada no Setor O, em Ceilândia.

 A ação ocorreu no âmbito da Operação Serenus, após denúncia anônima registrada na DICOE, por meio do Disque-Denúncia (197). A cadela chegou à clínica em estado crítico, apresentando miíase na boca, nos olhos, no corpo, no ânus e na vulva, além de estado caquético, escoriações pelo corpo, pelagem emaranhada, diarreia sanguinolenta e dor intensa. 

O animal evacuava larvas de mosca. Além disso, foi constatada uma grave dilaceração na vulva. De acordo com as investigações, o mesmo animal já havia sido levado à clínica veterinária em junho de 2024, quando apresentava úlceras em ambos os olhos. 

Na época, a tutora relatou ter resgatado a cadela das ruas, mas recusou ajuda para sua adoção, afirmando que já possuía um lar para ela. Mesmo diante de todo o sofrimento, o animal, carinhosamente chamado de Serena pelos policiais, demonstrava docilidade e afeto. Após os procedimentos necessários, foi encaminhado a um lar temporário, onde receberá os cuidados adequados. 

A responsável foi identificada e responderá pelo crime de maus-tratos a animais, conforme previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão.

 A Polícia Civil do Distrito Federal reforça que denúncias de crimes contra animais podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (197), opção 0, pelo email: denuncia197@pcdf.df.gov.br ou via WhatsApp: (61) 98626-1197.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir