PCDF mira servidores do Detran suspeitos de liberar documentos mediante pagamento



Uma operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (06/11) para apurar um esquema de fraudes envolvendo a transferência de veículos no Distrito Federal. Mandados de busca foram cumpridos em diversos endereços comerciais e residenciais ligados a servidores e empresas do ramo automotivo.

A ação foi conduzida pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia), após cerca de um ano de investigação. O trabalho recebeu o nome de Operação Wrong Way, referência ao desvio de conduta e à quebra de protocolos legais dentro do serviço público.

Segundo a apuração, dois servidores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) teriam emitido Autorizações de Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) de forma irregular. Cada liberação custaria, em média, R$ 150 pagos por empresas que atuavam como despachantes informais. O esquema facilitava a transferência de carros usados sem que o comprador precisasse comparecer ao órgão.

Ao longo dos últimos quatro anos, centenas de documentos teriam sido emitidos dessa forma. A investigação aponta ainda que ao menos 36 empresários se beneficiaram do esquema. No total, 45 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em regiões como Cidade do Automóvel, Águas Claras, Vicente Pires, Santa Maria, Ceilândia, São Sebastião, além de endereços em Águas Lindas e Pedregal, no Entorno do DF. Cerca de 120 policiais participaram da operação.

Além de documentos e computadores apreendidos, os investigadores identificaram movimentações bancárias incompatíveis com a renda dos servidores e tentativas de ocultação dos valores recebidos. Em alguns casos, o montante movimentado superava em mais de dez vezes o salário mensal.

Na primeira fase da operação, deflagrada em março deste ano, processos de transferência foram encontrados fora do ambiente institucional, o que motivou o afastamento dos suspeitos das atividades operacionais. Agora, a nova etapa busca consolidar provas financeiras e digitais para responsabilização dos envolvidos.

A investigação segue em andamento.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir