Detran-DF realiza Operação Sossego em Samambaia



 O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre 21h e 23h desta quarta-feira (7), mais uma edição da Operação Sossego, desta vez na região de Samambaia. A ação teve como foco a fiscalização de motocicletas e a redução de infrações que colocam em risco a segurança viária. Em duas horas, foram realizadas 220 abordagens.

Durante a operação, os agentes identificaram um número expressivo de irregularidades, com destaque para motocicletas utilizadas em serviços de entrega por aplicativo. Muitos desses veículos apresentavam problemas como escapamentos irregulares, ausência de equipamentos obrigatórios e más condições de conservação, fatores que aumentam o risco de sinistros de trânsito.

Ao todo, 30 motocicletas foram flagradas com escapamentos irregulares, prática que, além de causar poluição sonora, compromete a segurança e o bem-estar da população. A fiscalização também resultou na autuação de 17 condutores inabilitados e de sete motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias. 

Outro ponto de atenção foi o uso inadequado do capacete. Doze motociclistas foram autuados por utilizarem o equipamento em desacordo com a legislação de trânsito. O uso incorreto do capacete é um fator relevante para a ocorrência de sinistros graves. Utilizá-lo corretamente é fundamental para a preservação da vida do motociclista.

A operação identificou ainda seis veículos com o sistema de iluminação alterado, oito motocicletas sem retrovisores, quatro veículos em mau estado de conservação e três casos de equipamento de segurança ineficiente. Foram registradas outras 20 infrações por motivos diversos.

*Destaque*

Um dos destaques da ação foi a abordagem de um motociclista inabilitado que conduzia o veículo com o proprietário da moto na garupa. Embora habilitado, o proprietário foi autuado por entregar o veículo a pessoa não habilitada. Ambas as infrações são consideradas gravíssimas e acarretam a suspensão do direito de dirigir.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Danilo Lino, a Operação Sossego é uma das ações mais efetivas do órgão: “O motociclista é um dos atores mais vulneráveis do trânsito e representa uma parcela significativa das vítimas de sinistros. Por isso, é fundamental desenvolver ações e operações voltadas à segurança desse público e, consequentemente, de todos os usuários das vias do DF. Nosso objetivo é salvar vidas”, destacou.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir