PCDF prende idoso acusado de maus tratos a animal



A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da DRCA/PCDF, agiu após receber vídeos e fotos do hospital, localizou o suspeito poucas horas depois, e o autuou por maus tratos, crime com pena de 2 a 5 anos de reclusão. 

A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da DRCA/PCDF, prendeu um homem de 61 anos, nesta segunda feira, 19 de janeiro de 2026, após apurar o abandono de uma cadela no Hospital Veterinário Público de Brasília, HVEP. 

A ocorrência começou após comunicação recebida pela unidade, relatando que o animal havia sido deixado amarrado na cerca do hospital. Segundo as informações iniciais, o responsável ainda teria realizado ficha para atendimento, porém forneceu contatos telefônicos falsos, o que dificultou a identificação e o acionamento posterior. 

A equipe do HVEP encaminhou vídeos e imagens do animal, elementos que contribuíram para a pronta atuação policial. De imediato, policiais da DRCA/PCDF iniciaram diligências e localizaram o suspeito em Samambaia.

 Abordado, o homem confirmou que esteve no HVEP com a cadela e apresentou versão de que teria encontrado o animal em local não devidamente esclarecido. 

O suspeito foi conduzido à delegacia e autuado por maus tratos contra cão ou gato, conforme art. 32, §1º A, da Lei nº 9.605/1998, cuja pena é de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda.

 O animal permaneceu sob responsabilidade do HVEP, uma cadela sem raça definida, com pelagem marrom e preta, apreendida para proteção e atendimento veterinário. 

A Polícia Civil do Distrito Federal reforça a importância de denúncias e do envio de provas, como vídeos, fotos e registros clínicos, para responsabilização penal dos autores. Denúncias podem ser feitas pelo 197, opção 0, pelo e mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br, ou pelo WhatsApp (61) 98626 1197.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir