PRF realiza Comando de Saúde Preventivo para motoristas profissionais
A ação contou com a presença da Carreta de Comando de Saúde da PRF, uma unidade móvel moderna e totalmente equipada com salas destinadas a diferentes especialidades médicas, proporcionando um atendimento amplo e de qualidade em locais que não têm infraestrutura adequada para tais atividades.
A parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF (SEJUS) e Cruz Vermelha proporcionou atendimentos variados. Os motoristas puderam fazer exame de vista, avaliação dentária, atualização do cartão de vacina, aferição da pressão arterial e glicemia e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como HIV, Sífilis e HCV.
Em 2023, foram realizados 120 comandos de saúde preventivos, alcançando mais de 12 mil condutores. Além dessas ações, a PRF iniciou em novembro de 2023 os Comandos de Pressão Arterial. Essa ação coordenada em todas as Delegacias da PRF do país visa identificar condutores profissionais com problemas de saúde, principalmente a hipertensão arterial, que pode interferir na condução dos veículos e resultar em acidentes.
Prevenção de acidentes – Só no ano passado, 177 sinistros graves foram causados exclusivamente por mal súbito do condutor, e cerca de cinco mil foram ocasionados por ausência de reação ou reação tardia, muitas vezes relacionadas a problemas de saúde. Isso representa um quarto de todos os sinistros graves ocorridos em rodovias federais do país, resultando em 1.313 mortes. Exames simples poderiam ter evitado alguns destes acidentes.
Para este ano, a PRF planejou um calendário nacional com ações voltadas para a saúde física e mental do condutor, com a participação de diversos órgãos e instituições da sociedade civil em todas as unidades da federação. A iniciativa reforça o compromisso da PRF em promover a segurança nas estradas, não apenas fiscalizando, mas também cuidando da saúde dos profissionais que garantem o transporte seguro de mercadorias por todo o país.
Comentários
Postar um comentário