PCDF deflagra Operação Falsa Biometria



Na manhã desta sexta-feira (5), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 9ª DP (Lago Norte), deflagrou a Operação Falsa Biometria, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada à prática de furtos mediante fraude no sistema bancário.

 A ação foi realizada de forma simultânea em Goiânia/GO, Trindade/GO e Brasília/DF, com o apoio da Polícia Civil do Estado de Goiás, e resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. As investigações tiveram início em março deste ano, após denúncia feita por uma moradora do Lago Norte. 

A vítima relatou que recebeu, via aplicativo bancário, uma notificação para avaliar um atendimento supostamente realizado. Ao acessar sua conta, constatou que haviam sido efetuados, de forma fraudulenta, um empréstimo de R$ 60 mil, dois saques em agência do Recanto das Emas e uma transferência para conta de terceiro. 

Com o apoio da área de segurança do banco, os policiais descobriram que os criminosos utilizavam documentos falsos para alterar a biometria das vítimas, possibilitando movimentações fraudulentas. Ao todo, já foram identificadas sete vítimas que tiveram suas biometrias adulteradas.

As apurações também revelaram que a mesma mulher comparecia repetidamente a uma agência bancária no Setor Sudoeste, sempre atendida pelo mesmo funcionário, realizando as alterações cadastrais de forma rápida e sem observância dos protocolos de segurança. O montante movimentado pelo grupo ultrapassa R$ 350 mil. Até o momento, cinco pessoas foram identificadas como integrantes da organização criminosa. As investigações prosseguem para apurar a participação de outros envolvidos e identificar novas vítimas

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir