PCDF deflagra operação para coibir golpe do falso advogado

 Nesta quinta-feira, 18/09, a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 17ªDP, com apoio operacional da Polícia Civil do Estado de São Paulo, deflagrou a Operação Policial Falso Advogado com objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada à prática de estelionatos na modalidade do golpe do falso advogado.

As investigações tiveram início no mês de março quando um advogado procurou a delegacia informando que estariam utilizando sua fotografia para entrar em contato com seus clientes e exigindo valores para suposta liberação do proveito das sentenças.

 Os golpistas tinham acesso aos sistemas do Poder Judiciário por meio da senha de advogados e passavam a entrar em contato com partes de processos, se passando por seus advogados e informando que teriam vencido as causas, porém exigiam depósitos para liberar os valores. 

Os golpistas tinham acesso a todas as informações dos processos, o que dava fidedignidade aos golpes, lesando ao menos oito vítimas do Distrito Federal e causando um prejuízo de cerca de R$ 50 mil. 

Após a investigação, foi constatado que os autores estavam na região da Zona Leste de São Paulo/SP, que se tornou polo na prática desse tipo de crime, tendo sido identificados seis autores, que tiveram suas prisões preventivas decretadas. 

Com a colaboração da Secretaria de Segurança e Inteligência do TJDFT, constatou-se também que os golpistas têm obtido acesso aos e-mails dos advogados por meio de listas de senhas vazadas na internet. 

Após conseguirem acesso ao e-mail, eles recuperam a senha no PJE e tomam controle da conta do advogado, alterando o e-mail de cadastro. Hoje estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva nas cidades de São Paulo/SP e Praia Grande/SP, além de medidas de sequestro da valores. 

Os autores irão responder pelos oito crimes de estelionato (fraude eletrônica), organização criminosa e lavagem de capitais.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir