Alerta de tsunami é emitido após terremoto em península russa

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu, nesta quarta-feira (30/7), um alerta de tsunami para diversas regiões do país após um forte terremoto de magnitude 8 atingir o sul da península de Kamchatka, na Rússia. O tremor foi registrado às 8h25 no horário local japonês (20h25 de terça-feira no horário de Brasília), a uma profundidade ainda não determinada.

Apesar da magnitude significativa do abalo sísmico, seus efeitos foram pouco sentidos no território japonês. A escala sísmica japonesa, que mede o impacto dos tremores na superfície e seu potencial destrutivo, registrou intensidade de nível dois (em uma escala de sete) nas cidades de Kushiro, Akkeshi, Shibetsu e Betsukai, localizadas na ponta sudeste da ilha de Hokkaido.

Como medida preventiva, a JMA alertou para a possibilidade de marés de até um metro de altura em partes do litoral sul de Hokkaido, além de áreas nas regiões nordeste, leste, centro e sudoeste do Japão. Marés menores, de cerca de 20 centímetros, também são esperadas nas ilhas de Shikoku e no arquipélago de Okinawa, além de possíveis variações sutis do nível do mar em outras regiões costeiras do país.

A JMA orienta que a população costeira permaneça atenta às atualizações e evite áreas próximas ao mar até que o risco seja totalmente descartado. Até o momento, não há registro de danos ou vítimas no Japão relacionados ao tremor. As autoridades continuam monitorando a situação

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir