PCDF deflagra operação curare e prende homem por violência física e patrimonial contra a própria mãe na Asa Sul

Na manhã desta terça-feira (29/07/2025), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da DECRIN (Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência), deflagrou a “Operação Curare”. 

Durante a ação, foi cumprido mandado de prisão preventiva, além da lavratura de auto de prisão em flagrante, resultando na prisão de um homem de 54 anos, na Asa Sul — bairro nobre de Brasília — por violentar física, psicológica e patrimonialmente sua própria mãe, uma idosa de 75 anos. 

O mandado foi expedido pelo 1º Juizado de Violência Doméstica de Brasília. 

A investigação teve início a partir da denúncia de um bombeiro militar, que prestou atendimento à avó do investigado, mãe da vítima, falecida em maio deste ano aos 99 anos de idade. 
Com os levantamentos realizados pela equipe da DECRIN, foram obtidas provas contundentes de que o autor maltratava física e psicologicamente sua mãe, que vivia em condições precárias e subumanas de higiene. 

Na data da operação, a vítima foi encontrada em situação de abandono, sem cuidados alimentares ou medicamentosos, em um ambiente insalubre, com fezes de animais e sangue espalhado pela casa, proveniente de um corte profundo cuja origem ainda é desconhecida. Também foi constatado que o autor se apropriava da herança deixada pela avó, falecida recentemente

A equipe de policiais civis relatou que havia forte odor de urina e fezes no apartamento, que se encontrava sem qualquer suprimento alimentar, inclusive na geladeira. Além disso, a vítima, diagnosticada com Alzheimer em estágio avançado, não recebia os medicamentos prescritos, apesar das claras recomendações médicas. No local, foram encontrados mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais) em espécie. 

O autor foi autuado em flagrante pelos seguintes crimes: omissão de socorro, abandono, exposição a perigo e apropriação de proventos de pessoa idosa (arts. 97, 98, 99 e 102 da Lei nº 10.741/2003 – Estatuto do Idoso) e também pelo crime previsto no art. 135 do Código Penal (omissão de socorro).

 Todos os delitos foram cometidos em contexto de violência doméstica, nos termos do art. 5º, II, da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). Caso condenado, o investigado poderá cumprir pena de até 13 anos e 6 meses de reclusão apenas nesta investigação.

 As investigações prosseguem para apurar as condutas do autor também em relação à sua avó.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir