Polícia Civil desarticula grupo criminoso que aplicava golpes em idosos no DF



 A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8/8), a Operação Fim da Linha, que resultou na prisão de integrantes de uma associação criminosa especializada em dar golpes em idosos no DF. A ação foi conduzida pela 6ª Delegacia de Polícia do Paranoá, com apoio da Polícia Civil da Bahia (PCBA).

De acordo com as investigações, o grupo agia com alto grau de sofisticação e frieza. Disfarçados de agentes sociais, os criminosos abordavam idosos oferecendo falsos cadastros para programas sociais do Governo do Distrito Federal. Usando a promessa de facilitar o acesso a supostos benefícios, conseguiam a confiança das vítimas e recolhiam cópias de documentos pessoais, além de informações sigilosas.

Com esses dados em mãos, realizavam empréstimos bancários em nome dos idosos, sem qualquer consentimento. Em muitos casos, o golpe só era descoberto semanas depois, quando as vítimas percebiam descontos indevidos nos extratos bancários.

A operação cumpriu cinco mandados judiciais, sendo duas prisões preventivas, uma prisão temporária e um mandado de busca e apreensão, além de medidas cautelares como bloqueio de contas bancárias e quebra de sigilo financeiro para rastrear o destino do dinheiro e identificar eventuais laranjas usados pelo esquema.

Até o momento, a PCDF identificou 11 casos de estelionato praticados pelo grupo, com prejuízo financeiro que já ultrapassa R$ 125 mil, sem contar o impacto emocional causado às vítimas.

Os investigados responderão por estelionato qualificado (art. 171, §2º-A, do Código Penal) e associação criminosa (art. 288 do CP), crimes que somados podem chegar a 45 anos de prisão.

A Polícia Civil reforça que golpes como este fazem parte de uma nova face da criminalidade, que se utiliza de técnicas de engenharia social para manipular e enganar. A orientação é para que ninguém forneça documentos ou informações pessoais sem confirmar a procedência da solicitação junto a órgãos oficiais. Familiares também devem orientar e proteger parentes idosos contra abordagens suspeitas

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir