DF registra queda histórica de homicídios após restrição a distribuidoras de bebidas

 Noventa dias após a entrada em vigor da Portaria que limitou o horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas no Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) divulgou o primeiro balanço da medida. O levantamento mostra uma redução consistente dos índices de criminalidade, principalmente nos crimes contra a vida.

Publicada em 31 de março, a portaria estabelece que distribuidoras podem funcionar apenas entre 6h e 0h. A decisão foi baseada em estudos da SSP-DF que identificaram aumento da violência em bares e distribuidoras durante a madrugada.

Segundo a Subsecretaria de Gestão da Informação, o número de vítimas de homicídio consumado caiu de 64 para 49 do primeiro para o segundo trimestre de 2025, uma redução de 23%. Em junho, foram registrados nove casos de homicídio, o menor número para o mês desde 1977, representando queda de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Embora o primeiro semestre de 2025 ainda registre aumento de 14% em comparação com o mesmo período de 2024, o indicador começou a recuar de forma consistente após a implementação da portaria. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou que as estratégias adotadas seguem diagnósticos prévios e contam com protocolos integrados entre as forças de segurança e órgãos de fiscalização.

A Secretaria de Governo (Segov), parceira na implementação da norma, também avaliou os resultados como positivos. O secretário José Humberto Pires de Araújo afirmou que a redução da violência reforça o objetivo da medida, que busca garantir a segurança e a convivência social.

Em estabelecimentos diretamente afetados pela portaria, o número de homicídios tentados ou consumados caiu de 19, no primeiro trimestre, para 14 no segundo, redução de 26%. Os crimes durante a madrugada também diminuíram 66%. Mesmo assim, quatro homicídios ocorreram entre 0h e 6h em locais que funcionavam fora do horário permitido. As ocorrências estão sendo investigadas pela Polícia Civil do DF e os proprietários foram intimados a prestar esclarecimentos

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir