PCDF faz operação para reprimir e prevenir o tráfico de drogas realizado por meio de recursos cibernéticos



A Polícia Civil do Distrito Federal, na data de hoje (2.7.2025), por meio da Coordenação de Repressão às Drogas – CORD, deflagrou operação com o fim de reprimir e prevenir o tráfico de drogas realizado por meio de recursos cibernéticos, crimes contra adolescentes e crimes ambientais conexos, praticados por pessoa que produzia, processava e difundia mudas, sementes e derivados de canábis (maconha). 

O cultivo e a comercialização de mudas, sementes de maconha e derivados era divulgado em perfil de mídia social de acesso público. As postagens do perfil da rede social mostram grande quantidade de plantas e mudas, de diferentes espécies e teor de THC, além de instruções sobre cultivo. 

A investigação foi desencadeada a partir de informações que indicavam a utilização das redes sociais para a promoção e venda de produtos derivados da cannabis. Diligências confirmaram a identidade do responsável pelo perfil, um advogado, vinculando-o ao conteúdo publicado em redes sociais. 

O investigado já havia sido preso anteriormente, em 2024, em operação relativa à venda de anabolizantes, ocasião em que também foram apreendidas plantas de maconha, demonstrando uma atuação reiterada e organizada, com a execução de tráfico interestadual de entorpecentes, inclusive com parcerias comerciais, como com o banco de sementes. 

Com base nos elementos, representou-se pela expedição de mandado de busca e apreensão para o endereço do investigado a fim de reunir mais provas e interromper a prática criminosa. Na manhã de hoje, 2/07, foi cumprido mandado de busca e apreensão na região administrativa de Vicente Pires, sendo preso em flagrante delito o alvo da investigação após a apreensão de plantas em diferentes estágios de evolução e diversos derivados de maconha, inclusive bebida alcoólica. As drogas eram oferecidas em redes sociais, de diferentes formas, podendo, assim, atingir indiscriminadamente crianças e adolescentes, além de outros vulneráveis, alegando efeitos medicinais.

 Em decorrência dos fatos, o investigado foi autuado na Coordenação de Repressão às Drogas da PCDF nos seguintes dispositivos legais: Lei nº 11.343/06, artigo 33, caput, combinado com o artigo 40, incisos V e VI, da mesma lei (tráfico de drogas interestadual e visando crianças e adolescentes); Lei nº 9605/98, artigo 61 (Disseminar espécies que possam causar dano à agricultura, à pecuária, à fauna, à flora ou aos ecossistemas); Lei nº 8069/90, artigo 243 (oferecer a adolescentes produto que possa causar dependência).

 Pode, consideração as penas em abstrato, em virtude dos crimes cometidos, ser condenado a até 33 anos de reclusão.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir