Incêndio de grande proporção atinge Floresta Nacional de Brasília
Um grande incêndio em vegetação mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) nessa quinta-feira (7), nas margens da BR-070. O fogo, que se alastrou por uma área de cerca de 65 hectares, foi combatido com o uso de equipes terrestres e um avião, na Floresta Nacional de Brasília (FLONA).
O CBMDF enviou imediatamente equipes para o primeiro combate. Devido ao potencial de propagação das chamas e à importância da área de preservação, a operação contou com sete viaturas e um avião, o NIMBUS 01.
A aeronave atuou por duas horas, realizando seis lançamentos de água, totalizando nove mil litros. A equipe precisou reabastecer duas vezes e voou até o pôr do sol, limite de segurança para a operação. As chamas foram controladas por volta das 19h48, e duas equipes de bombeiros permaneceram no local para monitorar a situação. O incêndio foi considerado extinto na manhã desta sexta-feira (8).
O CBMDF esclareceu que este incêndio não tem relação com uma queima controlada realizada mais cedo na mesma região. O órgão ressalta que esse tipo de ocorrência é comum neste período de seca, especialmente próximo a rodovias.
Para lidar com a estiagem, o CBMDF iniciou em 1º de agosto a fase de Combate Avançado da Operação Verde Vivo, que reforça as equipes e mantém o efetivo administrativo em prontidão. Todos os militares também ficam de sobreaviso em suas folgas para possíveis mobilizações.
Comentários
Postar um comentário