PCDF deflagra Operação Velho Oeste contra organização criminosa voltada ao tráfico de drogas interestadual
A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Repressão às Drogas (CORD/PCDF), deflagrou nesta quinta-feira (24/07) a Operação Velho Oeste, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso com atuação no tráfico interestadual de drogas. Foram sendo cumpridos sete mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara de Entorpecentes do Distrito Federal.
As ordens judiciais estão sendo executadas no Distrito Federal e em outros dois estados da federação, incluindo Bahia e Goiás, para onde alguns dos investigados se deslocaram com o objetivo de escapar da atuação das forças de segurança. Até o momento, seis pessoas foram presas.
As investigações, iniciadas em 2024, revelaram que a organização atuava de forma estruturada, com divisão de tarefas e uso de estratégias sofisticadas de transporte, armazenamento e distribuição de entorpecentes. Os integrantes operavam principalmente com variedades potencializadas de cannabis (como skunk e haxixe) e drogas sintéticas, a exemplo de MDMA e cetamina. As drogas eram adquiridas em outros estados (Mato Grosso do Sul – derivados de cannbis – e Rio de Janeiro – drogas sintéticas), e transportadas ao Distrito Federal para revenda.
Um dos líderes do grupo já havia sido preso em flagrante em janeiro deste ano na região de fronteira do Mato Grosso do Sul, durante o transporte de carregamento de haxixe. Prisões anteriores relacionadas à mesma organização criminosa foram realizadas pela CORD. Em janeiro, uma remessa de drogas enviada por meio dos Correios foi interceptada em Brasília, levando à prisão em flagrante de um casal incumbido de pulverizar drogas para a célula criminosa.
Já em fevereiro, véspera do carnaval, outro casal foi preso transportando significativa quantidade de drogas sintéticas e derivados de cannabis. As substâncias haviam sido buscadas pelos presos no estado do Rio de Janeiro, em comunidade carioca dominada por facção criminosa, e seriam comercializadas no Distrito Federal.
Com base na análise integrada dessas ocorrências, a PCDF obteve robustos elementos de prova que embasaram os pedidos de prisão e busca deferidos pela Justiça e cumpridos por ocasião da deflagração da Operação Velho Oeste.
A Polícia Civil do Distrito Federal reafirma seu compromisso com o combate ao tráfico de drogas e à desarticulação de organizações criminosas que atuam dentro e fora do território do DF. A Operação Velho Oeste representa mais um avanço no enfrentamento qualificado a esse tipo de criminalidade.
Comentários
Postar um comentário