PCDF identifica e indicia responsáveis pelo abandono de oito filhotes de cachorro
A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/PCDF), identificou e indiciou os responsáveis pelo abandono de oito filhotes de cachorro na região administrativa de São Sebastião.
O fato ocorreu no dia 17 de julho de 2025, quando imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que os animais foram deixados na calçada por um casal, em via pública, na Avenida Comercial de São Sebatião, Setor Tradicional.
Após o abandono, os animais foram resgatados por uma frentista de um posto de combustíveis, sendo que quatro foram adotados e o restante aguarda por um lar.
A DRCA instaurou inquérito policial para apurar o crime de maus-tratos previsto no §1º-A do art. 32 da Lei 9.605/98, com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda. Após diligências investigativas, a equipe da unidade especializada conseguiu identificar os autores do crime: uma mulher de 35 anos e um homem de 37. Os oito filhotes, ainda muito jovens e vulneráveis, foram expostos a risco ao serem deixados sem qualquer proteção, assistência ou chance imediata de sobrevivência, o que caracteriza o abandono como forma de maus-tratos. A DRCA ressalta que o abandono de animais é crime e que a população pode e deve denunciar casos semelhantes por meio do telefone 197 (opção 0), WhatsApp (61) 98626-1197 ou pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br. O sigilo é garantido. A atuação célere e eficiente da Polícia Civil reforça o compromisso da instituição com a proteção dos animais e com o cumprimento da legislação ambiental.
Comentários
Postar um comentário