Casos de raiva em morcegos são confirmados no DF



Nesta terça-feira (8/7), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou dois casos de raiva em morcegos registrados nos meses de junho e julho deste ano. Os animais foram localizados nas regiões de Sobradinho e Planaltina.

Segundo a secretaria, os morcegos tiveram contato apenas com cães e não houve registro de exposição humana. A maior parte do recolhimento de animais mortos é realizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), mas, em situações com risco epidemiológico ou ameaça à saúde, a remoção fica a cargo da Vigilância Ambiental de Zoonoses.

A orientação é que a população não toque em animais mortos, devendo isolar o local e acionar rapidamente os serviços responsáveis pelos telefones 3449-4432 e 3449-4434 ou pelo e-mail zoonosesdf@gmail.com. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Caso ocorra contato direto, é indicado lavar a área atingida com água e sabão e procurar uma unidade de saúde para avaliação. Informações como localização, fotos e tipo do animal auxiliam no recolhimento e análise.

A SES-DF reforça que os morcegos da espécie identificada se alimentam de frutas e, quando em comportamento natural, não oferecem risco direto à população

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir