PCDF deflagra a Operação Test Ride: Homem é preso por simular compra de motos e fugir com veículos



A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 15ª Delegacia de Polícia de Ceilândia, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Test Ride, com o objetivo de cumprir mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão contra Felipe Martins Machado, de 24 anos, investigado por uma série de crimes patrimoniais cometidos entre 2023 e 2025. 

A investigação identificou que Felipe utilizava redes sociais e aplicativos de mensagens para contatar vítimas que anunciavam motocicletas à venda. Após fingir interesse na compra, ele marcava encontros sob o pretexto de realizar um “test drive”. Durante o suposto teste, o autor fugia com os veículos, em alguns casos utilizando grave ameaça, como ocorreu em maio deste ano, quando disse “perdeu, perdeu” à vítima antes de fugir com a moto. Em outra ocasião, simulou ser um comprador e desapareceu com o veículo enquanto o proprietário distraía-se com a conversa. 

A operação foi batizada como Test Ride (teste de condução" ou "volta de teste") justamente por fazer referência à tática ardilosa usada pelo investigado para ludibriar as vítimas, aproveitando-se da falsa formalidade de um “teste” para executar os roubos e furtos das motocicletas anunciadas. Durante as investigações, a equipe da da 15ª DP conseguiu reunir diversos elementos de prova contra o autor, incluindo reconhecimentos fotográficos, laudos papiloscópicos positivos e informações telemáticas. Em um dos crimes, ele ainda deixou cair uma bolsa no local da subtração, que foi submetida à perícia, confirmando a presença de suas impressões digitais. O investigado foi indiciado pelos crimes de roubo majorado (art. 157, §2º-A, I, do Código Penal) e furto qualificado (art. 155, §4º, II, do CP). As penas somadas podem ultrapassar os 18 anos de reclusão, a depender da condenação em cada caso. 

O autor foi localizado em sua residência, em Samambaia, tendo os policiais da 15ª DP ainda cumprido mandado de busca no local. Na casa foram localizados e apreendidos capacetes, espelhos retrovisores e aparelhos de telefone celular, bens que podem ter origem ilícita. Após o cumprimento da prisão, Felipe Martins Machado foi conduzido à carceragem da PCDF, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário do ICMBio e comparsa são presos transportando droga em carro no DF

Motociclista para em cima de teto de carro após colisão na L4 Sul, no DF

Motociclista de 20 anos morre após colisão contra ônibus na BR-040

Seguir